Notícias

Curso capacita grupo em boas práticas de produção de cacau e novas tecnologias

30 de maio de 2013

Curso capacita grupo em boas práticas de produção de cacau e novas tecnologias

O Instituto Cabruca e o Comitê Gestor da Indicação Geográfica (IG) realizaram nos dias 28 e 29 de maio, no Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA) o Curso de Beneficiamento de Cacau de Qualidade, que visa criar oportunidades de melhoria de renda para os produtores da região que buscam alternativas para agregar valor, por meio da conquista de novos mercados nacionais e internacionais como o de cacau de origem, fino e/ou especial.

Foram capacitados, durante o curso, 40 pessoas, incluindo trabalhadores rurais, produtores associados à cooperativas e sindicatos da região de Arataca e Camacan, técnicos ligados a Secretaria de Agricultura dos municípios vizinhos e alunos do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos. Este grupo será multiplicador das tecnologias de beneficiamento de cacau de qualidade, em suas regiões.

“A capacitação dos produtores e a difusão da metodologia de obtenção de cacau de qualidade superior é uma forma de resgatar um conhecimento que foi abandonado pelos produtores no passado, por causa da crise, estimular a melhoria da qualidade do cacau produzido na região Sul da Bahia e disseminar novos conceitos e tecnologias de produção de cacau especial que permite ao produtor o aumento da renda familiar”, afirma Adriana Reis, Consultora do Instituto Cabruca e ministrante do curso.

Durante o curso foi entregue a cartilha - “Guia de Beneficiamento de Cacau de Qualidade”, elaborada por Adriana Reis, Durval Libânio, Biano Neto e Dário Ahnert. Este guia contém informações sobre o processo de beneficiamento de amêndoas de cacau de qualidade superior, finos e especiais. Elaborada para atender agricultores familiares, assentamentos, comunidades quilombolas, indígenas e produtores tradicionais de cacau da Bahia, a publicação ensina o passo-a-passo de como produzir amêndoas de cacau de qualidade, adequadas para o consumo e para a transformação em chocolate, e outros subprodutos.

Serão realizados mais quatro cursos no sul da Bahia. As capacitações fazem parte do projeto da Indicação Geográfica do Cacau Sul da Bahia que visa proteger o cacau da região, sua origem, história e cultura, associados a um produto cultivado sob as árvores da Mata Atlântica, ou seja, num método que busca conservar o meio ambiente. Este projeto inovador trará benefícios diretos e indiretos de agregação de valor, além de reconhecimento do cacau como um produto singular, que é a grande identidade do Sul da Bahia.

Para ter acesso ao Guia de Beneficiamento de Cacau de Qualidade, basta entrar no site do Instituto Cabruca e ir em Publicações:
http://www.cabruca.org.br/publicacoes.php