Notícias

27 de dezembro de 2017

Instituto Cabruca tem novo presidente e celebra uma década de atuação

O engenheiro agrônomo Thiago Guedes Viana é o novo diretor presidente do Instituto Cabruca, ONG ambientalista da Bahia que completou este ano, 10 anos de atuação. A nomeação foi celebrada após Guedes ter seu nome indicado pelos sócios da entidade para ocupar a presidência da instituição. Com atuação há mais de nove anos no terceiro setor, o novo presidente se destaca na coordenação de programas e projetos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Territorial. Durante sua primeira passagem pelo ONG (2007 a 2014), Thiago ocupou a função de secretário executivo e colaborou na concepção e desenvolvimento dos principais programas e projetos institucionais.

O novo gestor recebe a tarefa de modernizar e fortalecer as parcerias com instituições e buscar cooperações sinérgicas que almejem resultados admirados em prol do meio ambiente e da melhoria das condições de vida da população. Para isso, o presidente alertou para a busca da integração e agregação dos valores na rede do cacau por meio de iniciativas inovadoras como compartilhamento das informações e reafirmou o compromisso da instituição na manutenção da credibilidade.

Um novo tempo

Ao tomar posse da presidência, Thiago Guedes ressaltou o compromisso em trabalhar com responsabilidade, constância e desafio dinâmico diante do cenário atual, onde emerge a pauta do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento da região cacaueira. “Estamos planejando inúmeras estratégias para o desenvolvimento de novos talentos profissionais, startups, criação de aplicativos mobile na área ambiental e agropecuária, dentre outras propostas para os próximos anos”, assegurou Thiago.

Árvores da Cabruca

O presidente informou também que será lançado, em breve, a terceira edição do “Programa Árvores da Cabruca”, programa institucional que homenageou em 2013, a maior árvore Jequitibá do Brasil, localizada no município de Camacan, no sul da Bahia e, em 2016, o maior Pau-Brasil, em Itamaraju, município localizado no extremo sul do Estado. “Logo no início do ano”, garantiu o presidente, “será divulgada a mais nova espécie que será destaque do programa em 2018”, concluiu.

Já o ex-presidente e fundador do Instituto Cabruca, Durval Libânio, comemorou a nova escolha e apontou para um momento de renovação e vigor na instituição. Segundo ele, Thiago tem força e competência para administrar, principalmente por conhecer o ideal e a essência da instituição. “É um jovem que conhece de fato a entidade, que reúne em sua trajetória, dedicação, respeito e realizações. Além disso, é atuante no que se propõe e promotor de boas causas. Certamente vai fazer um excelente mandato”, destaca Libânio. Durval deixou a presidência neste ano para assumir a função de Superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Bahia.

Curriculo

Thiago Guedes é natural de Itabuna na Bahia, é engenheiro Agronômo formado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com especialização em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras, possui mestrado em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas, Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (UNICAMP) e é doutorando em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de membro da Rede de Tecnologia Limpa (TECLIM) pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Para além disso, o novo diretor atua com Assistência Técnica e Extensão Rural, Agricultura Familiar, Agroecologia, Produção e Manejo Orgânico, Sistema Agroflorestal, Cabruca, Políticas Públicas, Negócios Sustentáveis, Agricultura Sustentável, Certificação Socioambiental e Orgânica, Indicadores de Sustentabilidade e no Desenvolvimento de Sistemas e Aplicativos Mobile (iOS e Android) na área Ambiental e Agropecuária.

Uma década do Cabruca

Em outubro último a instituição completou 10 anos de existência. Ao longo destes anos, tem sido a sua missão, conservar e difundir o sistema cabruca e seu grande potencial para a produção de cacau, frutas, madeira certificada, sementes florestais, plantas ornamentais, fármacos, ecoturismo, água, estímulo ao sequestro de carbono e produção de chocolate. Além disso, estabeleceu parcerias duradouras que aderiram aos valores institucionais de compromisso, diálogo, transparência de tecnologia, inovação e vanguarda, valores que asseguraram a agenda do cacau.

Desde sua fundação, a entidade realizou diversos encontros, seminários e congressos, discutindo temas diversos, para a promoção da Agroecologia, Produção Orgânica, Sistema Agroflorestal, Beneficiamento de Amêndoas de Cacau, Produção de Chocolate e Desenvolvimento Territorial. A palavra cabruca deriva do verbo, "brocar" que, por sua vez, significa fazer buracos na mata para plantar o cacau. O Instituto Cabruca está localizado em Ilhéus e possui inúmeros projetos desenvolvidos nos estados Bahia, Pará e Espírito Santo, além da atuação no cenário internacional.