Notícias

Participação do Instituto Cabruca no Condema amplia potencialidade ambiental.
Sistema Agroflorestal Cabruca

07 de junho de 2019

Participação do Instituto Cabruca no Condema amplia potencialidade ambiental.

Consolidando a representatividade do Instituto Cabruca (IC) nas ações municipais, o presidente da instituição Thiago Guedes Viana foi nomeado membro titular do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), organização ligada ao município de Ilhéus. A posse aconteceu na última quarta-feira (5), no auditório do Barravento Praia Hotel, bairro Malhado, durante a programação do II Encontro do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado pelo governo municipal.

O conselho é composto por 21 entidades, sendo sete governamentais, sete da sociedade civil e sete de ONGs ambientais que atuarão no biênio 2019/2020. Desde sua fundação, o Instituto Cabruca vem se envolvendo com a questão da participação pública em assuntos relacionados ao meio ambiente, conciliando sua atuação na produção agroflorestal de cacau, combate à pobreza e a conservação da biodiversidade, minimizando os efeitos das mudanças climáticas globais.

Na prática os conselhos funcionam através de reuniões periódicas abertas aos cidadãos, nas quais os representantes das entidades envolvidas discutem o deliberam sobre bens de uso comum ou temas que impactam a qualidade de vida e o modo de viver da sociedade. Proporcionam para cidade uma política de proteção, controle, conservação e recuperação do meio ambiente, desenvolvendo ações de conscientização e esclarecimentos sobre as questões ambientais no município.

O presidente do IC, Thiago Guedes, que é engenheiro agrônomo disse que irá contribuir, juntamente com os demais membros do conselho, de forma específica nas reflexões sobre as questões ambientais, além de examinar, deliberar e relatar sobre as matérias relacionadas a estas áreas. “O diálogo constante e aberto com todos os atores sociais com os quais interagimos deve se dar no sentido de harmonizar os diversos interesses em prol do bem coletivo”, afirmou.

 

Lucas França - Jornalista

Assessoria de Comunicação Instituto Cabruca - cabruca@cabruca.org.br